Depois de tanta restrição, é hora de aproveitar o mar com tranquilidade e segurança, seguindo algumas recomendações
3.jan.2022 - Chegou a hora de conferir as condições do barco, material de salvatagem e documentação antes de realizar passeios. É bom se divertir, mas acima de tudo, com segurança e responsabilidade.
>> Faça a manutenção correta da sua embarcação, confiando os cuidados a pessoas ou empresas capacitadas.
>> Programe os passeios com antecedência, evitando possíveis filas no posto de abastecimento.
>> Verifique os documentos exigidos e a quantidade de material de salvatagem, que deve ser adequada à lotação do barco.
>> Lembre-se de reservar cerca de um terço de combustível como reserva de segurança ao planejar seus passeios.
>> Confira o funcionamento dos equipamentos de navegação e do rádio de comunicação.
>> A velocidade de navegação deve ser compatível com a região, principalmente no Canal de Bertioga. Fique longe dos banhistas e respeite barcos menores, veleiros e jet-skis.
>> Além de não ingerir bebidas alcoolicas antes de conduzir o barco, recomenda-se beber com responsabilidade, uma vez que não se sabe em que momento será necessário realizar uma manobra de emergência ou adiantar o retorno do passeio.
>> Não polua mares, rios e lagoas. Retorne com os resíduos gerados no mar, dando a correta destinação em terra e mantenha distância de animais marinhos.
>> Não provoque barulho excessivo ao atracar ao lado de outros barcos. Festas e reuniões sociais ou música alta podem atrapalhar os momentos de lazer de outras pessoas. Gentileza e a ponderação garantem um bom convívio social, sem conflitos.
>> Lembre-se que é obrigação do navegador prestar solidariedade ao presenciar situações de risco que necessite atendimento de socorro. Seja prestativo.
>> Informe à sala rádio ou secretaria náutica ou, se fora do horário de funcionamento regular, informar à portaria, a quantidade de pessoas, o destino e a previsão de horário de retorno, de acordo com a recomendação da NORMAM-03, em qualquer saída de embarcação, motonáutica ou bote inflável em navegação.
Os canais de comunicação são: Estação PYD45 canal de escuta VHF 68, o telefone (13) 3305-1421, Ramal 224 e o rádio ID 7*82334.