Início da sexta temporada do Programa Bandeira Azul foi representada em cerimônia de hasteamento
Sexta vez consecutiva que a Bandeira Azul é hasteada: orgulho e determinação de toda a equipe
20.jan.2019 - No sábado, dia 8 de dezembro, foi realizada a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul da temporada 2018/2019 da Marinas Nacionais. A bandeira subiu às 15h pelas mãos do sócio administrador, Juan Alfredo Rodriguez, com a presença dos colaboradores.
Trata-se da sexta conquista consecutiva do selo, que é administrado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). “Estamos muito orgulhosos por mais uma temporada e confiantes que nosso trabalho de educação e conscientização ambiental foi o caminho para termos alcançado mais este êxito”, explica Juan Alfredo.
Para receber a bandeira, as praias ou marinas inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental.
Sendo aceita pelo operador nacional, que no Brasil é o IAR, a candidatura é recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.
A Bandeira Azul é uma certificação reconhecida mundialmente, criada pela Foundation for Environmental Education (FEE), organização que propõe e incentiva o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico.
Parte importante para o sucesso da implantação do Programa Bandeira Azul é o envolvimento dos frequentadores com os critérios a serem seguidos. “Investimos mais na qualificação dos marinheiros, prestadores de serviços, colaboradores, clientes e demais frequentadores”, conta Leila Pio, responsável pelo setor de meio ambiente da Marinas Nacionais.
Campanha Bandeira Azul Individual
As embarcações que se interessarem em hastear a Bandeira Azul Individual podem procurar o setor de meio ambiente da Marinas Nacionais. “Seguir os critérios é uma atitude simples, mas de grande impacto para a conservação do ecossistema”, de acordo com Leila. “Precisamos de mais exemplos para aumentar a adesão dos proprietários dos barcos.”